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Esclareça suas dúvidas
sobre o Brechó Fácil

Nós colocamos aqui as dúvidas mais comuns. Mas se ainda tiver alguma outra, pode nos enviar um email ou chamar por Whatsapp (71) 3034 3745 que é ainda mais rápido.

Preço e Forma de Pagamento

Com desconto que damos, R$98,00 por mês na assinatura com cartão de crédito. Você só paga o preço cheio se precisar usar PIX, ou seja, por PIX R$120,00 por mês

Não. Não é necessário. A implantação é muito simples. Basta baixar o instalador, clicar duas vezes no icone e seguir o assistente de instalação.

Atualmente usamos o Mercado Pago e PayPal para realizar nossa cobrança de assinaturas.

Você não precisa ter um conta prévia no Mercado Pago ou PayPal para assinar o sistema, mas é desejável que abra uma para seu controle futuro. Essas duas plataformas permitem usar um cartão de crédito autorizado a fazer assinaturas online para assinar o sistema. Cartões liberados apenas para lojas fisicas não funcionarão. Alguns cartões precisam que compras online sejam ativadas por algum aplicativo do banco do cliente ou só podem ser usados em lojas físicas.

O procedimento é simples, e só trabalhamos com as melhores e mais seguras plataformas para você realizar seus pagamentos de nossos serviços.

Sim. Pode cancelar sua assinatura a qualquer tempo se desejar parar de usar o sistema.

Para isso você mesmo pode ir na plataforma de pagamento que escolheu para fazer a assinatura e cancelar.

Caso você nos solicite, logo após o cancelamento, você poderá nos enviar um backup de sua base de dados, e poderemos disponibilizar, em até 30 dias, seus cadastros em uma planilha Excel como se encontravam neste backup.

Sobre Equipamentos

Não. Apesar de poderoso, o sistema é leve e simples de instalar e de usar. Nossa crença é “simples é bom”.

A configuração mínima desejável é um PC com Windows 10 com até 4GB de RAM e HD com no mínimo uns 30GB livres após tudo instalado.

Se você usa versões anteriores ao Windows 10, você ainda poderá usar o sistema por em tempo limitado, apenas, provavelmente, irá precisar atualizar seu Windows, o que é muito simples, basta ir no Painel de Controle -> Windows Update. Às vezes isso pode demorar um pouco e pedir muitas reinicializações para quem nunca fez esse procedimento antes. Windows 10 será a plataforma mínima em breve, e não teremos controle sobre isso, atualize seu sistema operacional para no mínimo Windows 10 assim que puder.

Não. O sistema foi todo pensado para permitir que equipamentos de baixo custo sirvam bem as tarefas que a gestão do brechó precisa para administrar bem o negócio. Uma impressora jato de tinta de baixo custo pode ser usada sem problemas.

Sim. É opcional mas é maravilhoso ter um. Os leitores de código de barras devem ser compatíveis com o sistema operacional, ou seja, com o Windows, por exemplo.

Eles “emulam” (simulam ser) o teclado do computador então o leitor de código de barras age como se fosse uma pessoa digitando naquele campo específico.

Usamos um padrão de código de barras simples e unidimensional (1D) porque isso permite usar leitores de código de barras bem baratos.

Existem muitos no mercado livre. Não recomendamos nenhum em específico porque não podemos garantir a qualidade do produto mas do ponto de vista da compatibilidade não há problema, desde que seja compatível com o nosso tipo de código de barras (barcode code128) e com o sistema operacional.

Sobre o Sistema

Muito Simples. Basta baixar o sistema, instalar e começar a usar. Clique aqui para baixar o sistema.

A diferença é enorme. É como usar carro ou bicicleta pra viajar 300Km. Usar o BrechóFácil ao invés de controlar através de planilhas significa deixar de fazer uma quantidade grande de procedimentos que mesmo com planilhas cheias de macros são muito desgastantes e passivas de erros.

Por exemplo, toda vez que uma fornecedora pergunta qual a posição financeira dela no seu brechó ou mesmo quais peças foram vendidas e quais ainda não foram você tem que montar um demonstrativo copiando e colando para tentar dar uma cara mais profissional ao seu "informe". Com o sistema isso é um clique.

Normalmente a gestão do brechó escolhe uma data para realizar os pagamentos. Sem um sistema como o BrechóFácil isso pode levar dias e ser muito cansativo. Com o BrechóFácil isso é muito simples e rápido.

Além, é claro, de sermpre haver uma chance de esquecer de anotar alguma coisa ou até mesmo anotar errado o que pode gerar prejuízos financeiros importantes.

O sistema também oferece uma série de análises importantes para o seu negócio que com planilhas são sempre deixadas de lado, como o perfil de compra de seus clientes e a radiografia do seu estoque. Essas duas ferramentas trabalhando juntas permitem você otimizar sua seleção de peças.

Sim. Usamos código de barras 1D padrão code128. Por quê? Os leitores de código de barras unidimensionais são muito baratos e atendem perfeitamente a demanda de lojas com as características dos brechós.

Já utilizamos o nosso padrão de código de barras com impressoras jato de tinta sem problemas mas pela influencia do tipo de cartucho e da qualidade da etiqueta não podemos assegurar que 100% dos códigos gerados neste tipo de impressora vão funcionar.

Ao invés de recomendar a compra de uma impressora específica para etiquetas, que é mais cara e só tem uma função, preferimos recomendar uma impressora a laser ou jato de tinta de baixo custo pois nunca tivemos problema com nenhuma leitura de código de barras impresso por qualquer impressora de boa marca.

Nossa recomendação? Teste com a impressora que você já tem, e só então defina se é necessário comprar outra. Normalmente não é.

O BrechóFácil é um Sistema de Gestão.

O Brechó Fácil faz a Gestão de Brechós, ele não emite NFs, a tarefa de encontrar a solução Fiscal que atenda seu porte e a legislação de sua região, é do contador junto com o usuário. Talvez o governo em algum ponto oferte isso nacionalmente de forma simples e de graça aos cidadãos.

Se você for enquadrado como MEI, e atender apenas pessoas físicas, o entendimento quando este artigo foi escrito é que não há a obrigação, ao menos desde que não solicitada. Verifique junto a um contador local a forma correta para operar seu negócio do ponto de vista fiscal.

Se você precisar de um sistema de registro de venda com emissão de NF, cujas vendas consignadas você administrará com o Brechó Fácil, atente que o negocio de brechós no Brasil não tem uma regulamentação específica para o segmento e adota o modelo fiscal de mercadoria em consignação. Os brechós recebem mercadorias semi-novas de muitas pessoas físicas (se fossem juridicas teriam que emitir NFs adequadas em regime de consignação e tem toda uma complexidade fiscal que não é o objetivo do Brechó Fácil atender), este tipo de remessa de pessoa física fica em um estado de seleção antes de entrar para o estoque, podendo ser devolvidas ou até doadas antes de entrarem para o estoque para serem vendidas, e neste momento não há NF de entrada, e o fato gerador da emissão das NF’s é a venda.

Ou seja, no momento da venda, o brechó deve emitir a NF de ENTRADA e a NF de SAÍDA do item da pessoa física. Até a data de hoje, em pesquisas que fizemos no mercado nacional, NÃO encontramos nenhum sistema que já fizesse a emissão automática das NFs de ENTRADA e de SAÍDA no ato da venda.

Isso significa que você deve ter cuidado quando escolher um sistema genérico do mercado, pois se emitir apenas a NF de saída e não emitir a de entrada, você poderá estar incorrendo em uma falha, que pode, inclusive, gerar alguma autuação.

O que queremos mostrar é que o nosso sistema ainda não dispõe desse recurso, mas não é de nosso conhecimento nenhum outro que atenda isso corretamente.

Esse é apenas o nosso entendimento como desenvolvedores, sugerimos fortemente que verifique junto ao seu contador soluções para seus registros fiscais da melhor forma para sua localidade e enquadramento, devido a diversas interpretações diferentes, inclusive de estado para estado.

Sim, claro. Isso é fácil e simples. Você apenas define o local onde vai salvar o seu backup, solicita salvar, e em poucos segundos todos os seus dados estão salvos. 

Recomendamos fortemente que seu backup seja feito diariamente, principalmente, após grandes movimentações e que seja armazenado em um outro HD que não o HD do seu computador, ou Pen-Drive, e se possível também, pode ser interessante usar em um drive na "nuvem", como o Google Drive ou o Dropbox. Nunca se sabe quando alguma catastrofe pode danificar seu equipamento.

Trabalhamos com a orientação de não disponibilizar versões com problemas para os usuários e informamos os detalhes de instalação e uso na documentação do BrechóFácil para dar ao usuário toda autonomia na utilização do sistema.

Se, em todo caso, ainda houver algo que precise da nossa intervenção, o usuário pode enviar a dúvida para o suporte@brechofacil.com.br. Nosso Whatsapp também é canal aberto para qualquer emergência.

Administração de Fornecedoras

Não é necessário nem mesmo digitar o email. O sistema gera o email para você com um extrato com todas as informações necessárias acompanhado de um texto padrão que você mesma vai definir. Esse email é enviado por dentro do próprio sistema que deixa tudo registrado para uma futura consulta. Para que os emails sejam enviados pelo sistema é necessário que o seu provedor de email permita este envio.

Nem o BrechóFácil, nem qualquer outro sistema tem integração com o Whatsapp pois o app não permite. Entretanto o sistema gera PDFs diversos que podem ser enviados por Whatsapp.

Vale a pena levar em consideração que do ponto de vista da boa gestão, enviar informações financeiras ou de movimentação de peças por Whatsapp, sejam vendas ou autorizações de vendas não é uma boa prática para o brechó. Isso dificulta a pesquisa quando precisar tirar alguma dúvida e coloca o fluxo de comunicação em risco caso o Whatsapp dê algum problema. Recomendamos usar sempre o email para esses fins.

Dica: Você pode, por exemplo, enviar as informações por email e avisar que enviou o email por Whatsapp.

Sim. O BrechóFácil não só calcula o valor do repasse baseado no percentual de comissionamento cadastrado, como também abate o valor da taxa do cartão de crédito ou de débito ou qualquer taxa de qualquer meio de pagamento que estiver sendo usado, preservando a parte do brechó líquida de todos os abatimentos.

O BrechóFácil também faz o parcelamento automático caso a forma de pagamento seja definida dessa forma. Assim se escolher por exemplo VISA EM 3X o sistema aplicará a taxa do VISA informada e dividirá o valor em 3x para registrar de forma precisa o seu recebimento.

Isso permite que você administre melhor o seu caixa, algo que seria impensável fazer com planilhas ou manualmente.

Além disso suas fornecedoras vão perceber a qualidade e profissionalismo dos seus controles e com isso a confiança aumenta e sua tranquilidade na condução do negócio também.

Serviço de Importação de Planilhas

É simples. Enviamos uma planilha com um gabarito simples na qual você pode copiar e colar todos os seus itens de estoque. Você envia a planilha preenchida de volta e, caso todo o preenchumento esteja correto, em até 5 dias úteis instalamos o sistema para você com todo o seu estoque (Serviço com custo adicional. Consulte).

Não, o sistema tem um campo específico para o SEU código original que pode ser usado para a operação de VENDA.

As demais operações serão feitas usando o código de peças gerado automaticamente pelo sistema.

Ao longo do tempo você vai vendendo as peças que ainda utilizam seu código antigo e ele vai deixando de existir.

Sendo assim em breve o sistema terá apenas um tipo de código de peça em uso.